28.10.09

Sobre a Mostarda

As mostardas são plantas cujas sementes são utilizadas como especiarias e que, após moídas e misturadas com água, vinagre e outros líquidos, se transformam no condimento conhecido como mostarda. As sementes podem também ser usadas para obtenção de óleo de mostarda, e as folhas são geralmente comestíveis.
Na Idade Média os grãos de mostarda eram utilizados como especiarias, anti-séptico e medicamento para problemas digestivos e respiratórios. Quando inteiras as sementes não são apenas decorativas, mas devido a enzima mirosina, quando em contato com umidade da água, do vinagre ou mesmo da saliva, sofre uma reação química, liberando substancias voláteis que lhe dão a fama de força.
Cozidas ou marinadas, as sementes têm sabor agradável, suave, não passa para o caldo. Para despertar o sabor basta triturar e umedecer em água, vinagre ou vinho.
Temos duas cores de grãos: a branca ou amarela quando transformada em pó é um ótimo tempero. Já a marrom, podemos usar seus grãos inteiros em pratos indianos, carnes vermelhas e aves ensopadas. A magra tem um sabor bem forte, use-a socada e misturada com azeite em carnes e embutidos.
Tanto as sementes amarelas quanto as escuras são utilizadas para a fabricação da Mostarda, podendo ainda ser misturadas para obter variedades diferentes do condimento. A Mostarda alemã utiliza em sua composição as sementes amarelas, enquanto na França são utilizadas as Mostardas escuras. Quanto ao gosto, as duas sementes se diferenciam no sabor, mais picante, no óleo das sementes escuras.
A mostarda que encontramos nos supermercados é uma mistura feita com o pó da mostarda misturada a cúrcuma, vinagre, azeite e alguns temperos, por exemplo, o estragão ou as ervas de provence.
A mostarda tem propriedades diuréticas e estimulantes e pode ser usada na forma de emplastros para curar a artrite e o reumatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário