27.9.09

Saúde Temperada

Diário do Nordeste Fortaleza, Ceará Domingo 27 de Setembro de 2009
Viva Temperos

Especiarias - Os temperos fazem parte da arte que realça o sabor dos alimentos com uma pitada original

Por que razão, será, que a culinária é considerada uma arte? Agregar às receitas um toque pessoal e especial requer não somente conhecimentos apropriados mas sobretudo sensibilidade para realizar esta alquimia junto ao fogão, panelas e ingredientes.Dentre os ingredientes, os temperos se destacam como a mola mestra do sabor. Do popular cheiro verde (coentro e cebolinha), alho, cebola, até a ardida pimenta, variadas especiarias são notórias por diversificar os pratos. Os aprendizes de cozinha tateiam, muitas vezes, no escuro, em busca da "mão" com a dosagem ideal para o sabor, sua originalidade e exotismo.

Poucos sabem que o paladar é o primeiro sentido que surge no animal e no homem, sendo ele mesmo o último a deixar o corpo. Não é a toa que, quando as pessoas estão doentes, perdem muito do paladar, uma vez que deixam de sentir o sabor da vida.

Com base nesse conhecimento, os culinaristas e chefs de cozinha exploram ao máximo os recursos para aguçar este sentido que, segundo eles, deve ser explorado e desenvolvido ao longo de toda a existência.

As mães são as primeiras a introduzirem alimentos diversificados na dieta das crianças. Resistentes, a princípio, entre os alimentos mais sólidos e aos sabores distintos, os pequenos rejeitam o novo mas, gradativamente, cedem às tendências das heranças dos sabores de sua família e cultura.

Sabor da saúde

A chef de cozinha Silvia Lima Verde revela que, infelizmente, são poucos os que associam o prazer trazido pelo paladar à saúde. E este vínculo, desde bem cedo, descobriu ser essencial para quem deseja pilotar um fogão.

Silvia foi proprietária, por quase 10 anos, de uma empresa que preparava alimentos especificamente para pessoas com problemas de saúde. Seus cuidados se voltavam para facilitar a mudança da dieta de pacientes tidos como de risco.

A marca "Sabor Saúde" continua nos rótulos dos potes de geleia e vidros de azeite e pimenta de sua lojinha de temperos e especiarias, a Exótica, instalada em Jericoacoara, aberta há pouco mais de um mês.

Ela justifica sua escolha, uma vez que continua com suas experiências visando a manutenção da saúde. Pessoas com hipertensão arterial, problemas coronarianos, diabetes e tantos outros distúrbios, que necessitam de uma mudança alimentar por recomendação médica, podem realizá-la mais facilmente fazendo pequenas alterações, que no final promovem grandes diferenças, realçando sempre o sabor.

Comidas deliciosas podem ser preparadas, informa Silvia, retirando-se o sal e incluindo condimentos como cominho, manjericão, salsinha, estragão, açafrão e, até, a pimenta!

Sobre a pimenta, a chef é tão condescendente, que tenta incluí-la em várias de suas receitas, inclusive na geleia desta especiaria. Mesmo sendo incompreendida e até rotulada de nociva, acusada de promover vários problemas gastrointestinais (de hemorroidas a gastrite, úlcera e hipertensão), a pimenta tem propriedades surpreendentes e estimulantes, garante Silvia, dentre elas, a de amenizar os quadros graves de enxaqueca. Tudo, é claro, em sua devida proporção.

Pimentas

2 mil é o número de tipos de pimenta; a maioria originada da Ásia e das Américas. No Brasil, sabe-se que os povos indígenas utilizavam algumas variedades antes mesmo do descobrimento.


Rose Mary Bezerra - Redadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário